A COMUNIDADE
Somos uma Comunidade Terapêutica especializada na recuperação de dependentes químicos do álcool e das drogas, funcionando na cidade de Avaré – SP.
O tratamento dentro da CTNJ segue uma programação terapêutica elaborada em concordância com o instituído por diversos órgãos nacionais e internacionais especializados na pesquisa e tratamento da dependência do álcool, crack e outras drogas, sendo estes:
Federação Brasileira de Comunidades Terapêuticas (FEBRACT)
Federação Paranaense de Comunidades Terapêuticas (FEPACT)
Confederação Nacional de Comunidades Terapêuticas (CONFENACT)
Federação de Comunidades Terapêuticas Evangélicas do Brasil (FETEB)
Cruz Azul no Brasil
Coordenação de Políticas Sobre Drogas (COED)
Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (SENAD)
Observatório Brasileiro de Informações sobre Drogas (OBID)
Federación Latinoamericana de Comunidades Terapéuticas (FLACT)
World Federation of Therapeutic Communities (WFTC)
National Institute on Drug Abuse (NIDA)
Também são utilizados recursos desenvolvidos pelo Psicólogo Pablo Kurlander, Coordenador Técnico da instituição, ao longo de 22 anos de atuação na recuperação da dependência do álcool, crack e outras drogas em Comunidade Terapêutica.
Este método se baseia no Programa dos 12 Passos, assim como em princípios extraídos da Psicologia e da Espiritualidade, já que para recuperar um dependente químico apenas a abstinência não basta.
Se não houver uma profunda reformulação da personalidade, assim como da sua forma de vincular-se socialmente, e também a maneira de enfrentar a realidade, com as suas frustrações e decepções inevitáveis, a verdadeira recuperação não poderá acontecer.
Os dependentes químicos que buscam apenas a abstinência do álcool e das drogas poderão beneficiar-se inicialmente com isto, mas a longo prazo poderão perceber, assim como os seus familiares, que muitos dos comportamentos e atitudes, formas de reagir perante as dificuldades e as contrariedades, permanecem iguais à época de ativa, o que compromete a qualidade de vida do grupo como um todo, e facilita também o processo de recaída.
É o que chamamos de drogado seco.
Por isso, sem uma recuperação profunda e verdadeira, é muito difícil obter um resultado prolongado e satisfatório.